.

.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA MEIO SÉCULO DE REVIRAVOLTAS


ITAPEVI COMPLETA MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA
Cidade foi formada a partir de uma antiga Estação de Trem, inaugurada por Dom Pedro II.
O berço de Itapevi pode ser considerado uma antiga Estação de Trem bem simplificada e que tinha uma cobertura de sapé, e que foi inaugurado por Dom Pedro II. A partir desse ponto nascia a cidade de Itapevi, e que no dia 18 de fevereiro de 2009, completa 50 anos de existência e história, são meio século de emancipação político-administrativo.
A cidade nasceu dessa pequena estação de trem que pertencia a cidade de Cotia, bem mais antiga do que Itapevi.
Naquela época, predominava muitas árvores, pastos e matagal, pequenas casas, alguns casarões e ruas de terra, e a população local apresentava sinais típicos de um povo rural. Alguns desses primeiros habitantes de Itapevi estão vivos e trabalhando até hoje e com muitas histórias para contar.
Hoje a cidade tem pontos positivos e também negativos conquistados e adquiridos ao longo de sua história, pois apesar de ser uma cidade jovem, apenas 50 anos, muita coisa aconteceu dentro dos limites dessa cidade como também no Brasil e no Mundo. É só você ver o que aconteceu de 1959 pra cá. (muita coisa).
Quando nasceu, a pequena cidade de Itapevi era apenas uma simples vila muito pobre tentando crescer aos poucos, com políticos e população cada um fazendo o seu trabalho. Hoje mesmo não parecendo é uma cidade milionária, para alguns isso é sinônimo de desenvolvimento para outros isso é sinônimo de diferenças sociais e um prato cheio para a corrupção, já que Itapevi é uma cidade fantasma dentro da mídia brasileira, ou seja quase nunca aparece nos jornais ou na nossa fraca Tv.
Apesar de ainda ser uma cidade dormitório, onde muitos itapevienses trabalham nas cidades vizinhas e na capital, o número de pessoas de fora que vem buscar trabalho e comércio em Itapevi vem aumentando. Aliás quando nos referimos em comércio, em Itapevi isso é sinônimo de desigualdades, porque aqui encontramos pessoas que chegam a ganhar por mês nos comércios corruptos cerca de R$ 10.000 reais por mês entre donos de imóveis e comerciantes burocratas, enquanto em alguns locais miseráveis da cidade, comerciantes simples ganham apenas trocados, algo em torno de R$ 100 reais em seus estabelecimentos comerciais. A desigualdade existe por que apenas alguns locais de Itapevi é valorizado enquanto outros locais está praticamente abandonados.
Ao longo de 50 anos o pólo industrial de Itapevi aumentou muito, e conseqüentemente os cofres públicos também devem estar cheios, mas o que se vê é muito pouco investimento nos bairros distantes do centro.
Em alguns locais de Itapevi, predomina a pobreza e a atividade rural, igual ao inicio de sua história.
Itapevi é uma cidade que nasceu dos trilhos, se o inicio da história dessa cidade é interessante, todos nós devemos trabalhar para que ela não saia mais dos trilhos, como vem ocorrendo. Não devemos deixar que ela se transforme em um gigantesco castelo onde alguns vivem e se comportam como reis para barganhar e controlar os recursos e atividades e principalmente sua população local.

4 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo:
Na minha opnião Itapevi é uma cidade que ainda tem muitos problemas.

Anônimo disse...

Itapevi é uma cidade que tem muitos pontos negativos, principalmente na política e na própria população.

Anônimo disse...

Itapevi tem os problemas que tds os municipios tem, mas tbem não podemos esquecer q nos ultimos anos Ele tem crescido muito e com coisas ótimas,hoje oq faziamos antes em compras, trabalho, escolas, tinhamos q ir longe, fora da cidade, podemos fazer aqui.Estou fazendo uma pesquisa com meu filho sobre o Municipio de Itapevi, e me emocionei quando vi as fotos antigas, nomes antigos antes so visto nas targetas das ruas e agora vejo as fotos dos fundadores de Itapevi.Adoro morar nesta cidade, mudei para cá em 1981, casei aqui, tive meus tres filhos tbem aqui, meu esposo tem trabalho aqui, então sou feliz em morar aqui.Autoridades de Itapevi, cuidem bem da nossa cidade.Tudo oq se faz com o verdadeiro amor, so tem a crescer e prosperar.Ate mais.

João Matheus disse...

Meio Século de Pura Desigualdades.